São Bento se mostra digno herdeiro da Tradição monástica da hospitalidade. No capítulo 53 da Santa Regra, emprega a palavra do Senhor “Fui peregrino e me acolhestes” (Mt 25, 35). Acolher um peregrino é acolher o próprio Cristo. Essa realidade é um ato de fé e precisa ser contemplada à luz da visão sacramental.
Conforme a tradição da hospitalidade, tão cara ao monaquismo beneditino, o Mosteiro da Ressurreição está aberto a receber todos aqueles que desejem compartilhar conosco do clima de silêncio e recolhimento e assim permitir a solidão necessária a uma oração pessoal e intensa.
Em meio ao bulício dos dias de hoje, muitas são os que sentem necessidade de subtrair-se da agitação ruidosa e de encontrar a paz e tranquilidade. O silêncio e o recolhimento nos fazem, em primeiro lugar, presentes a nós mesmos; e por conseguinte, presentes a Deus, fazendo-nos atentos a sua presença. Esse silêncio orienta toda a nossa pessoa – espírito, psique e corpo – a Deus, estabelecendo uma harmonia interior.
Nossa hospitalidade também tem seu importante espaço:
• Na Liturgia. Todos estão convidados a participar de nossos momentos de celebração do Ofício Divino e da Eucaristia. “O Salmo abranda a ira, desfaz a preocupação, consola na tristeza e é fonte de paz” (Santo Ambrósio);
• No convite à prática da Lectio Divina, rezar a partir da Palavra escutada, uma dinâmica: Deus fala, e nós respondemos;
• No diálogo com os irmãos hospedeiros ou qualquer outro monge solicitado por meio deles, para “orientação espiritual” e/ou confissão;
• No sussurro da brisa suave e ao som do cântico dos pássaros que nosso bosque oferece, para que o hóspede tenha a oportunidade de prolongar o que escuta da Sagrada Escritura.
Nosso Mosteiro oferece a possibilidade de retiros de até seis dias, no período de terça-feira a domingo, conforme a disponibilidade de vagas. Às segundas-feiras não há atendimento.
As refeições são oferecidas pelo mosteiro e servidas no refeitório da própria hospedaria. Não se trata de “pousada”, a hospedaria de um mosteiro é um prolongamento do mesmo, com normas e horários.